segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Introdução     

    O presente conteúdo tem o objetivo de transmitir algumas informações referentes ao mecanismo do vício/compulsão relacionado a drogas e bebidas e, com isso ajudar, de alguma forma,  pessoas e familiares que se depararam com esse problema.
    As informações aqui contidas não substituem o acompanhamento médico.


Vídeo Ilustrativo 

    O vídeo a seguir serve para ilustrar alguns aspectos do comportamento compulsivo. Clique no vídeo para iniciar a reprodução: 


 


 

Algumas Informações Iniciais

    O vício ou a compulsão por algo caracteriza-se pela crescente necessidade de uso de determinada substância (droga, álcool, remédio, etc) com o objetivo de obter o mesmo efeito que se tinha nas fases iniciais de contato.

    Além disso, a falta de controle na frequência e na quantidade de uso podem servir para caracterizar o comportamento compulsivo.

   Esses fatores demonstram que o comportamento compulsivo vai muito além do uso de determinada substância. Ele gradativamente se instala, muitas vezes sem que a pessoa perceba.

    Dessa forma existem três fatores principais que caracterizam o comportamento compulsivo (vício):

    - tolerância ao efeito da substância (necessidade de doses cada vez maiores);
    - falta da de controle;
    - crise de abstinência.

Qual a Origem de um Comportamento Compulsivo?

    A droga altera a percepção do mundo e o modo como tomamos decisões em nossas vidas.
    
    O uso continuado da droga leva a uma alteração física no cérebro. O corpo passa a ficar predisposto a presença da droga e se adapta à presença constante dela.

    A interrupção do vício requer um alto grau de motivação por parte do indivíduo e uma mudança de comportamento que é difícil de ser mantido, dependendo do grau de dependência instalada.

    As recaídas são constantes em pessoas que tentam se livrar de um vício, porém elas devem ser encaradas como um processo de autoconhecimento e não como uma derrota.

   Mas por que somente algumas pessoas desenvolvem a dependência?

   A resposta para esssa pergunta depende do tipo de pessoa, do tipo de droga e do ambiente no qual se está inserido. Nesse sentido existem três fatores a serem examinados: biológico, psicológico e social.

    Muitas pessoas conseguem parar de fumar após um longo tempo de uso e outras apresentam dificuldade extrema para se livrar do cigarro. Os genes e fatores neurobiológicos explicam tais diferenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário