quinta-feira, 5 de novembro de 2015

O Uso Continuado das Drogas

    Essa questão é bastante importante para entendermos o modo no qual o cérebro de indivíduos é afetado ao longo do uso continuado de determinada droga.

    O nosso corpo funciona de forma adequado quando existe um equilíbrio entre estímulo e descanso. Ele não gosta de ser excessivamente estimulado.

    Quando ocorre o uso contínuo de substâncias estimulantes o corpo buscará se antecipar a tal efeito reduzindo a ativação de determinada região do cérebro. O resultado dessa adaptação é uma redução no efeito que a droga causa no organismo. O número de receptores no cérebro muda, a sensibilidade é reduzida.

    Em consequência, há o fenômeno conhecido como "tolerância". Tolerância significa que a pessoa não obterá o mesmo efeito depois de usar a droga. Haverá necessidade de aumentar a dose para que o mesmo efeito seja obtido. Em alguns tipos de droga não será possível obter o mesmo efeito em que pese o aumento na dose seja realizado.

   Por exemplo, a pessoa que faz uso de bebida alcoólica pela primeira vez, sentirá os efeitos da embriaguez de um determinado jeito ao passo que o alcoólatra necessitará de precisará de uma dose muito mais elevada para obter esse estado.

    O álcool é uma substância em que a tolerância se estabelece de forma muito rápida. Há necessidade de beber cada vez mais tendo em vista que o corpo está reagindo contra isso. O resultado é que o corpo deixa seu estado de equilíbrio, passando a não funcionar normalmente sem a presença da droga.




   

Nenhum comentário:

Postar um comentário